Rio - A Rede Globo emprestou US$ 19 milhões ao Vasco em 1999 e 2000. A informação é do diretor da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto. O empréstimo foi feito a pedido da Vasco da Gama Licenciamentos, empresa que gere a parceria com o Vasco.
“Os recursos foram para os cofres do Vasco”, garante Marcelo.
O acordo de empréstimo foi ratificado no dia 1º de novembro do ano passado. Um mês depois, Eurico deu início à briga com a Rede Globo, acusando a emissora de interferir na marcação do jogo Vasco x Cruzeiro, pelas semifinais da Copa João Havelange.
De acordo com o empréstimo, a TV Globo, para se ressarcir, tem direito a efetuar descontos em todos os contratos de televisionamento com a Vasco da Gama Licenciamentos, em 2001 e nos próximos dois anos.
Segundo Marcelo Campos Pinto, as Organizações Globo têm quatro contratos com os clubes e a Federação para o Campeonato Estadual: o de transmissão por canal de assinatura, o de pay-per-view, o de TV aberta e o de marketing. Os três primeiros são pagos à Federação, que repassa os recursos aos clubes. O quarto contrato, de marketing (bilheterias e publicidade estática), é pago aos clubes.