Rio - O atacante Luizão foi campeão dos dois principais torneios regionais do país (paulista e carioca) e já levantou os troféus do Rio-São Paulo, Brasileirão, Libertadores da América e Mundial de Clubes. Artilheiro por todas as equipes em que passou, Luizão só tem mais um objetivo na sua carreira de jogador de futebol: defender a Seleção Brasileira numa Copa do Mundo.
A chance está sendo dada pelo técnico Emerson Leão, que, ontem, convocou o centroavante do Timão para fazer dois amistosos com a Seleção no mês de março. Agora, cabe a Luizão manter a regularidade e provar para o treinador que pode estar na Copa de 2002. Essa foi a sexta convocação de Luizão. “Fui mal no ano passado e fiz uma preparação especial para começar bem em 2001. A Copa está aí e é a única coisa que falta na minha carreira”, fala Luizão.
E o ano vem sendo mesmo de Luizão. Até agora, nas oito partidas que o Corinthians fez na temporada, o atacante já marcou nove vezes, com uma média de 1,13 gol por jogo. No total, Luizão já é o atleta que possui a melhor média de aproveitamento na história do clube: 0,69 gol por partida.
Na Seleção, que enfrentará os EUA e o México, Luizão sabe que terá uma forte concorrência pela frente. Além dele, mais quatro atacantes foram chamados: Romário, Edílson, Christian e Euller. “Se tiver uma oportunidade de jogar, quero atuar bem e ficar no time em definitivo”.
A convocação de Luizão já deixou a diretoria corintiana em alerta. Se for chamado para a Seleção Brasileira com freqüência, Luizão desfalcará o Timão várias vezes. “Já tínhamos essa necessidade e, agora, fica claro que precisamos repor um atacante no elenco”, afirma o vice-presidente de futebol do Corinthians, Antônio Roque Citadini.