Rio – O Vasco venceu a Cabofriense por 3 a 1 na tarde deste sábado, em São Januário, e se classificou para as semifinais da Taça Guanabara. A equipe vascaína terminou a fase inicial da competição no segundo lugar do Grupo B, com 12 pontos ganhos - mesmo do Fluminense, mas o Tricolor ficou em primeiro lugar por causa do saldo de gols -, e agora terá o Flamengo pela frente.
Juninho Paulista e Romário (2) marcaram os gols do Vasco, enquanto Alexandre descontou para o time da Região dos Lagos. Apesar dos gols, o Baixinho não vai guardar tão boas lembranças desta tarde, pois perdeu dois pênaltis.
A partida começou num ritmo muito lento, com as duas equipes sentindo o forte calor que fazia em São Januário. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 11 minutos. Pedrinho lançou Romário, que se livrou de dois jogadores e chutou para Braga salvar antes da bola chegar ao gol da Cabofriense. Um minuto depois, Romário entrou na área, se jogou no chão quando Braga se aproximou e o árbitro marcou pênalti inexistente. Romário cobrou, Flávio desviou e a bola tocou na trave. No rebote, Euller cruzou, mas Flávio se antecipou a Romário e salvou.
Realmente Romário demonstrava não estar num bom dia. Aos 16 minutos ele foi lançado por Pedrinho, penetrou na área e tentou encobrir o goleiro, que praticou difícil defesa. Aos 18, a Cabofriense deu sinal de vida. Evandro chutou de fora da área e Helton salvou com os pés. Aos 26, Éverton foi lançado, entrou na área e chutou para fácil defesa do goleiro vascaíno.
Aos 36 minutos Romário conseguiu o que parecia impossível. Euller foi derrubado fora da área, o árbitro com a visão encoberta, acabou marcado outro pênalti inexistente. O Baixinho voltou a cobrar mal e Flávio defendeu.
Quando parecia que o gol do Vasco não aconteceria de jeito nenhum, Juninho Paulista desequilibrou. Aos 38 minutos, Clebson cruzou e Juninho acertou uma bicicleta certeira, abrindo o placar.
No segundo tempo a Cabofriense voltou dando a impressão de que iria dificultar a vida do Vasco. Aos três minutos, Marcos arriscou de fora da área, para boa defesa de Helton. Um minuto depois quem tentou foi Paulo Roberto, e o goleiro vascaíno voltou a praticar boa defesa.
O Vasco reagiu aos oito minutos, através de uma bela jogada de Juninho Pailista. O meia recebeu passe de Jorginho Paulista e fez três embaixadinhas antes de chutar para fora. Aos 14, Flávio mostrou que estava numa tarde inspirada. Após cobrança de escanteio, Euller cabeceou e o goleiro fez uma defesa milagrosa, salvando por duas vezes o gol vascaíno.
Aos 17 minutos novo pênalti para o Vasco. Euller foi lançado e ao driblar Paulo Roberto, o lateral da Cabofriense desviou a bola com a mão. Dessa vez Romário cobrou com categoria e ampliou o placar. Mas o Baixinho só se redimiu dos pênaltis perdidos aos 23 minutos. Euller cruzou e Romário, de dentro da área, chutou, sem que Flávio nada pudesse fazer para evitar o gol vascaíno.
A Cabofriense ainda descontou aos 43 minutos. Em cobrança de falta ensaiada, Teti rolou para Alexandre, que chutou sem chances para Helton. A partir daí o Vasco rolou a bola e administrou o placar.