Rio - O técnico do Americano, Luís Antônio Zaluar, destacou que a união dos seus jogadores é o principal fator que está levando o time de Campos a surpreender e chegar às semifinais da Taça Guanabara, enfrentando o Fluminense no sábado, no Maracanã.
“Os garotos jogam juntos desde as categorias de base. Além disso, os que vieram contratados se adaptaram muito bem ao grupo. Essa união, adicionada com a alegria de trabalhar, faz com que as dificuldades sejam vencidas e os bons resultados apareçam”, afirmou Zaluar.
Para o jogo contra o Fluminense, Zaluar vai poder contar com todos os jogadores do elenco. Na manhã desta segunda-feira o time realizou um treino físico e à tarde foi a vez do treino tático. Na terça-feira o treinador vai comandar um coletivo, para começar a definir o time que vai a campo no sábado.
Há oito anos à frente da Presidência do Americano, César Gama sabe que o jogo de sábado é o mais importante da história recente do clube, e por isso resolveu fazer uma promessa para incentivar seus jogadores. ”Conseguimos montar um time de jovens formados nas categorias de base do Americano. Optamos por resgatar o amor à camisa e deu certo. Caso os meninos cheguem à final, receberão, com todo merecimento, a cota que a televisão nos passa, para ser rateada entre eles. Essa semifinal é a prova de que se pode fazer um bom time sem se contratar jogadores muito caros”, afirmou César, lembrando que a folha salarial do Americano é de R$ 35 mil.
Mas para Gama, o fato do clube desempenhar um excelente trabalho nas categorias de base está sendo decisivo nesta boa campanha. “Realizamos um trabalho muito profundo no futebol amador, onde investimos alto. Para nós, o mais importante é a formação de atletas e dar a base para seu desenvolvimento. No profissional é mais difícil, já que há uma dificuldade em arrumar patrocínio e assim, contratar grandes nomes”, afirmou Gama, lembrando que dos 25 jogadores do atual elenco, 18 foram criados nas categorias de base do clube. César Gama ficará no cargo de presidente do Americano até janeiro de 2003.