São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten estreou com a mão direita no Torneio de Acapulco (México). Na noite desta quarta-feira, derrotou o espanhol Félix Mantilla em dois sets. As parciais foram de 6/4 e 6/1. Guga volta à quadra já na quinta-feira e terá pela frente um compatriota. Vai pegar Alexandre Simoni, seu colega de equipe na Copa Davis.
Simoni se classificou na segunda-feira ao aplicar 6/3 e 6/0 no belga Christopher Rochus. Caçula do time nacional na Davis, o paulista foi a maior vítima das brincadeiras de Guga durante o confronto com Marrocos no início de fevereiro no Rio. Ganhou até o apelido de ‘Sandy’ pois, segundo o número 1 do mundo, é apaixonado pela cantora e atriz da TV Globo.
Defendendo a posição de número 1 do mundo contra o adversário que levava vantagem no retrospecto contra ele, Guga mostrou que o cansaço da viagem entre Buenos Aires, onde foi campeão no último domingo, e Acapulco, não afetou.
O brasileiro mostrou segurança desde o início, confirmando seus saques e quebrando o do espanhol. Seu único momento difícil no primeiro set foi no último game. Com frente de 5 a 4, teve 0-40 no seu serviço. Mas conseguiu reagir e vencer o set. Já no começo do segundo set, Guga quebrou o serviço de Mantilla e soube administrar a vantagem até o final.
Com a vitória, o tenista de Santa Catarina reduz para 3 a 2 sua desvantagem no retrospecto contra o espanhol. Mas o resultado não é suficiente para manter Guga no primeiro posto da Lista de Entrada, o antigo ranking mundial. Como nesta época do ano, em 2000, o brasileiro foi campeão do Torneio de Santiago (Chile), ele tem 145 pontos a defender.
Para evitar que sua pontuação caia no ranking, Guga tem que chegar, no mínimo, às semifinais. De quebra, precisa torcer contra o russo Marat Safin, que disputa o Torneio de Dubai nesta semana. O número 2 do mundo, no entanto, já se classificou para as quartas-de-final da competição nos Emirados Árabes Unidos. A diferença entre Guga e Safin é de 100 pontos.