Dubai (Emirados Árabes Unidos) – O russo Marat Safin deu mais um passo nesta quarta-feira para retomar a condição de número 1 do mundo na Lista de Entrada, o antigo ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Com cem pontos a menos que Gustavo Kuerten, Safin chegou às quartas-de-final ao superar, com dificuldades, o francês Julien Boutter por 7/5 e 7/6 (7/5).
Safin não tem pontos a defender essa semana. Já Guga, vai perder 145 pontos no ranking da próxima semana. Por isso, tem que avançar à final do Torneio de Acapulco (México) e torcer pela eliminação do russo em Dubai para conservar sua posição.
Se cair nas primeiras rodadas, o brasileiro poderá repor os 145 pontos que tem defender pelo título do Torneio de Santiago no ano passado por sua participação no Torneio de Tóquio. Passaria a somar assim 60 pontos, mas seria insuficiente para evitar a ultrapassagem em caso de uma boa campanha do russo em Dubai.
O próximo rival de Safin em Dubai será o ucraniano Andrei Medvedev que, nesta quarta, surpreendeu o australiano Patrick Rafter, quinto cabeça-de-chave, com parciais de 7/6 (7/1), 4/6 e 6/1.
Outro favorito a cair foi o russo Yevgeny Kafelnikov. O terceiro cabeça-de-chave foi batido pelo sueco Thomas Johansson com parciais de 7/6 (7/4) e 7/5. Agora, Johansson irá pegar Max Mirnyi, de Belarus, que bateu o compatriota Vladimir Voltchkov por 6/1 e 6/4.
Segundo favorito, o sueco Magnus Norman tomou um susto. Perdeu por 6/1 o primeiro set para o romeno Andrei Pavel. Mas se recuperou vencendo os dois seguintes por 6/3 e 7/6 (7/2) sobrevivendo no torneio. Agora, pega
o espanhol Juan Carlos Ferreno, que bateu o checo Jiri Novak por 6/3 e 6/4.
O francês Nicolás Escude, campeão no último domingo em Rotterdã, abandonou o Torneio de Dubai. Ele desistiu ao final do primeiro set contra o alemão Lars Burgsmuller. Depois de perder por 6/2, alegou sentir uma contusão nas costas
Nas quartas, Burgsmuller irá enfrentar o eslovaco Dominik Hrbaty, sexto cabeça-de-chave, que superou o
checo Bohdan Ulirach por 5/7, 7/6 (7/3) e 6/3.