Belém - O Paysandu começa hoje a contagem regressiva para a tão cobiçada conquista da Copa do Norte. O Papão fará a primeira partida de uma das semifinais da competição contra o Ríver (PI), bicampeão piauiense - a outra será disputada por São Raimundo, de Manaus, e Gênus Rondoniense.
O jogo entre Ríver e Paysandu será disputado no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, a pedido dos cartolas piauienses, com início previsto para 20h30. O estádio passou por algumas reformas e sofreu alguns reparos no sistema de iluminação. Os dirigentes locais acreditam que, atuando num campo de dimensões reduzidas, o Ríver terá maiores condições de sufocar o representante paraense.
Da mesma forma pensam os bicolores, que pretendem utilizar o campo de reduzidas dimensões para derrotar os anfitriões. O contra-ataque vem sendo a arma poderosa dos bicolores, graças aos jogadores que executam essa tarefa com êxito, entre os quais Zé Augusto, Albertinho e Maurício, atacantes muito rápidos. O Paysandu quer repetir, em Teresina, o mesmo esquema tático e, se possível, a dose do massacre que impôs ao Remo - goleada por 4 a 0.
Há quatro edições que o futebol paraense não conquista a Copa do Norte, com duas participações do Remo e duas do Paysandu. Os títulos foram conquistados pelo Rio Branco (AC), Sampaio Corrêa (MA) e São Raimundo (AM), bicampeão do Norte. Este ano, os bicolores querem quebrar o jejum e levantar o título de melhor clube do Norte. O campeão do Norte se juntará ao campeão do Centro-Oeste e ao vice-campeão do Nordeste para participar da próxima Copa dos Campeões, cujo vencedor garante vaga na Taça Libertadores da América.
O time bicolor terá apenas um desfalque: o volante Sandro, suspenso por dois jogos, mesmo sem ter sido expulso de campo. O jogador ofendeu moralmente o árbitro amapaense Herinaldo Nascimento e Silva na partida Paysandu 2 a 3 Nacional (AM), na Curuzu, e foi punido pela Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na mesma partida, o volante Vânderson foi expulso e suspenso por dois jogos.
Também citado na súmula pelo mesmo árbitro, o treinador Givanildo Oliveira foi suspenso por 20 dias e não poderá ficar no banco de reservas. Ele acompanhará o jogo das cabines de imprensa do estádio Lindolfo Monteiro. O preparador físico Welington Vero é quem ficará no túnel repassando aos jogadores as orientações do treinador bicolor. Sem comentar o episódio, Givanildo lembrou apenas que o Paysandu foi muito prejudicado pela arbitragem nos jogos em Manaus e São Luís.
Ao contrário dos bicolores, os jogadores do Ríver sonham com a conquista da Copa do Norte. No entanto, os piauienses estão conscientes que o time não é tão forte quanto o que participou da Copa João Havelange. Mas, considerando que o futebol está nivelado, os tricolores não descartaram a possibilidade de superar o campeão paraense e chegar pela primeira vez à final da competição.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, dia 7, na Curuzu. O vencedor decidirá a competição contra o vencedor de São Raimundo (AM) x Gênus (RO), que jogam hoje à noite, em Porto Velho.