Osaka - A equipe de inspeção do Comitê Olímpico Internacional (COI) disse nesta quinta-feira que ficou impressionada com os projetos da cidade de Osaka, candidata às Olimpíadas de 2008.
Mas no final do quarto dia de inspeção na cidade, eles deixaram no ar uma dúvida sobre como chegar aos complexos olímpicos na ilha de Maishima. "Já existe dois terços da infra-estrutura esportiva necessária para os Jogos e são de ótimas qualidades'', disse Hein Verbruggen, que liderou a excursão do COI na cidade de Osaka. "Mas o transporte e o acesso a essas ilhas nas Olimpíadas serão muito importantes'', explicou Verbruggen.
O time de inspeção do COI chegou a Osaka, a segunda maior cidade do Japão, no domingo, depois de visitar Pequim, um dos favoritos junto com Paris e Toronto para receber as Olimpíadas.
Os membros do COI visitaram vários locais dos Jogos, incluindo Maishima, onde o principal estádio e a piscina olímpica serão construídos. "Depois de visitar Pequim, a favorita, eles vieram à Osaka, provavelmente se perguntando como seria aqui'', disse o prefeito de Osaka, Takafumi Isomura. "Agora acredito que eles viram que Osaka era melhor do que esperavam'', completou Isomura.
Os patrocinadores das Olimpíadas de Osaka investiram na segurança e no fato que dois terços dos complexos esportivos já estão construídos.
Ainda falta construir o estádio principal com lugares para 80 mil pessoas e uma piscina olímpica, ambos em Maishima. A Vila Olímpica será construída em outra ilha, Yumeshima, perto de Maishima.
Um representante da cidade de Osak disse que as construções e a manutenção dos complexos esportivos custariam US$1,19 bilhão e que o governo central prometeu bancar metade deste valor.
A cidade planeja ainda a construção de novas linhas de metrô, ligando o centro com Maishima e Yumeshima, o que custaria US$1,59 bilhões. As duas ilhas e o centro da cidade já estão ligados por uma ponte. O prefeito Isomura disse que a cidade pode também providenciar transporte fluvial durante os Jogos.
O Japão já recebeu as Olimpíadas em três edições -a de 1964, em Tóquio; a de 1970, em Sapporo, e a de 1998, nos Jogos de Inverno, em Nagano.
A comissão tem ainda que visitar três cidades candidatas - Toronto, Istanbul e Paris.