Zurique - O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, elogiou a atuação da CPI da Nike/CBF em encontro realizado nesta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, informou o presidente da Comissão, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Blatter prometeu uma entrevista do comitê executivo da entidade na sexta-feira para expor os resultados dos contatos que vem mantendo com parlamentares brasileiros, disse a Agência Câmara.
A Fifa deve anunciar as medidas que serão adotadas para coibir a falsificação de passaportes e a transferência de jogadores menores de idade, dois dos temas investigados pela CPI da Câmara.
Os assuntos também serão tema do Congresso que a Fifa realizará em julho, na Argentina.
Segundo Aldo Rebelo, a preocupação da CPI tem o respaldo da Fifa. ``O presidente Blatter não só elogiou a pesquisa e a investigação que a comissão fez, como também adiantou que esses elementos serão usados para a própria Fifa adotar medidas que coíbam o esquema de falsificação de passaportes e também o tráfico de menores brasileiros para clubes europeus''.
De acordo com o deputado, o presidente da entidade que controla o futebol mundial não adiantou quais serão as medidas, mas declarou que os assuntos são de interesse da entidade e classificou como ``urubus'' os que só vêem o futebol como um meio de ganhar dinheiro fácil.
Na sexta-feira, a CPI da Nike estará na Bélgica atendendo a convite do Senado daquele país. Os senadores belgas estão interessados na investigação referente ao tráfico de menores. O interesse surgiu depois da descoberta pela CPI de uma conexão, com fortes ramificações na Bélgica, envolvendo o tráfico de menores brasileiros para a Europa.
No sábado, a Comissão irá à Holanda para investigar o problema relacionado aos jogadores menores de idade, incluindo o caso de um jogador brasileiro de 17 anos que emigrou para a Holanda com 11, e recentemente foi condenado pela Justiça daquele país por uso de passaporte falso.