Santiago – Nesta sexta-feira, na abertura do encontro que será realizado até o fim da semana que vem, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Pelé foi o centro das atenções. Ao lado de Enrique Iglesias, presidente do BID, Pelé falou, em Santiago, para ministros e técnicos da área econômica de diversos países sobre a importância do esporte e seus benefícios no campo social.
"Todos sabem que eu vim de uma família pobre e que o esporte foi a luz da minha vida", disse o atleta do século. Já o presidente do BID destacou a importância do esporte na integração social e cultural.
Depois das explanações de Pelé e Iglesias, os debates foram abertos. O representante argentino Miguel Angel Arrigoin analisou o retrocesso no desenvolvimento do futebol na América Latina em comparação aos avanços ocorridos neste esporte na Europa.
Segundo Miguel Angel, este atraso deve-se a falta de infra-estrutura, o crescente endividamento dos clubes e a excessiva dependência da televisão. " O futebol europeu ao contrário. Vem mostrando uma maneira inteligente de comercialização. Nos últimos cinco anos a receita dos clubes aumentou de US$ 375 milhões para US$ 1 bilhão", concluiu Miguel.