Rio - Duas duplas estrangeiras que tentavam uma vaga para o torneio principal da etapa de Porto Alegre do Circuito BB de Vôlei de Praia foram eliminadas do qualifying nesta quarta-feira. Tanto Maria Elena/Hana, da Argentina, quanto Kathrine/Susanne, da Noruega, perderam suas partidas e não têm mais chance de brigar por uma das quatro últimas vagas para a competição, que começa nesta sexta-feira.
Katthrine - que é irmã de Bjorn Maaseide, campeão do Circuito Mundial em 1994, ao lado de Kvalheim - e Susanne estão no Brasil desde o fim de fevereiro, treinando no Rio com o atual técnico da dupla Tande/Emanuel, Antonio Leão.
“Foi uma amiga nossa que fez o mesmo treinamento ano passado que nos indicou o Leão. Em nosso país, temos torneios, mas nenhum do mesmo nível do Circuito BB”, disse Susanne.
A dupla estreou no torneio classificatório vencendo Mona/Luana (RS) por 2 a 0, mas acabaram perdendo para Fernanda/Val por 2 a 1. O retorno para a Noruega está marcado para este domingo. Derrotadas logo na primeira partida, as argentinas Maria Elena e
Jana estavam assustadas com o tamanho da competição.
“Não sabíamos que tantas duplas iriam se inscrever no qualifying. Ficamos surpresas também com a grandiosidade da arena. Não viemos no ano passado e não sabíamos que o Circuito BB havia crescido tanto. Para nós, o Brasil tem o melhor vôlei de praia do mundo. Por isso estamos aqui pela quinta vez”, afirmou Jana.
Na Argentina existem apenas outras três duplas femininas, que disputam apenas um torneio por ano, ao contrário dos homens, que participam de um circuito nacional que conta com 12 etapas.
O torneio feminino da segunda etapa do Circuito BB terá apenas uma dupla de fora do país, formada pelas gregas Sfiri e Karadassiou. Elas entrarão em quadra a partir desta sexta-feira, quando terá início o torneio principal.