Rio - A Rede Globo de Televisão divulgou nota nesta quarta-feira comunicado que está multando a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) em R$ 9 milhões por causa das alterações na tabela do Campeonato Estadual acontecidas na semana passada. Além disso, a Rede Globo suspendeu os pagamentos do contrato de cessão dos direitos de bilheteria e placas que a Ferj tem direito, até que os clubes e a Federação garantam, de forma induvidosa, que a tabela da competição não será mais alterada.
Na nota, a Rede Globo diz que a tabela só sofreu alterações por causa de manobras do presidente do Vasco, Eurico Miranda, que são sempre aprovadas pelo presidente da Ferj, Eduardo Viana. A emissora diz que o jogo entre Vasco e Friburguense teve sua data alterada sem que a Rede Globo fosse comunicada, como exige o contrato. Abaixo a íntegra da nota da emissora:
"Quando em 1999 a TV Globo resolveu investir na revitalização do Campeonato Carioca, acreditamos na palavra dos clubes e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Tomamos, entretanto, a cautela de nos contratos inserir cláusulas que nos pudessem dar a certeza de que ao invés do que havia ocorrido com os campeonatos dos anos de 1997 e 1998, que não terminaram, os campeonatos cujos direitos estavam sendo por nós então adquiridos seriam normalmente disputados até o fim.
Semana passada fomos surpreendidos com uma inexplicável transferência do jogo Friburguense x Vasco. A Federação - que ao Sr. Eurico Miranda nada nega -, atendendo a um esdrúxulo pedido de adiamento do Clube de Regatas Vasco da Gama, transferiu o jogo marcado para o domingo, dia 25 de março, para a segunda-feira passada, dia 26 de março, sem que a TV Globo tivesse sido consultada - anuência prévia esta que está expressamente prevista em contrato.
Esta transferência, como prevíamos, permitiu que o Vasco obtivesse uma liminar no Tribunal de Justiça Desportiva da FERJ sob o argumento de que este clube tinha cedido mais do que três jogadores à Seleção Brasileira de Futebol, os quais teriam se apresentado no domingo à noite.
Mais uma vez manobras antidesportivas do Presidente do Vasco, sempre endossadas pelo Presidente da Federação, estão a ameaçar a continuidade do Campeonato Carioca.
Em assim sendo, e com intuito de não só assegurarmos o bom andamento da competição, bem como para preservarmos nossos direitos, resolvemos aplicar multa contratual no valor R$ 9.000.000,00 na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e suspendemos os pagamentos do contrato de cessão de direitos de bilheteria e de placas até que pelos clubes e pela Federação nos seja assegurado, de forma induvidosa, de que a partir de agora a tabela será rigorosamente respeitada."