O americano Andre Agassi está na final do Masters Series de Miami, nos EUA. O cabeça-de-chave número 3 do torneio derrotou neste sábado o australiano Patrick Rafter, oitavo pré-classificado, por 2 sets a 1 (6/0, 6/7 (2/7), 6/2), em uma hora e 32 minutos.
O campeão do Aberto da Austrália e do Masters Series de Indian Wells enfrentará às 14h30min deste domingo (de Brasília) seu compatriota Jan-Michael Gambill, 19º cabeça-de-chave, que na sexta-feira venceu o australiano Lleyton Hewitt, sétimo pré-classificado, por 2 a 0 (7/5, 6/4).
Com o resultado, os dois australianos embarcam antes do previsto para o Brasil, onde a partir de sexta-feira, enfrentam o Brasil pelas quartas-de-final da Copa da Davis.
O primeiro set foi um massacre de Agassi sobre Rafter, que teve seu serviço quebrado três vezes: no primeiro, no terceiro e no quinto game -- o americano venceu por 6 a 0, em 18 minutos. O australiano ganhou somente cinco pontos em todo o set inicial, contra 24 do americano.
Rafter conseguiu manter seu saque pela primeira vez no game inicial do segundo set e obteve uma quebra no quarto game, abrindo 4 a 1 em seguida. Mas Agassi deu o troco no sétimo game, diminuindo a diferença para 4 a 3 e depois empatando em 4 a 4.
A partida ficou equilibrada e, como ambos conseguiram manter seus serviços nos games seguintes, o set foi decidido no tie-break. O australiano adotou uma tática ofensiva e obteve sucesso, vencendo por 7 a 2, e o set por 7 a 6, em 51 minutos.
Mas Rafter não foi capaz de manter o ritmo no terceiro set e acabou dominado por Agassi, que quebrou o serviço do adversário no segundo game e fez 3 a 0 em seguida. O americano manteve sua vantagem e abriu 5 a 2. No oitavo game, ele perdia por 40 a 15 mas fez quatro pontos seguidos e, com um winner, conseguiu outra quebra, fechando em 6 a 2, em 33 minutos, e ganhando a partida por 2 a 1.