Rio - O número 1 do ranking de entradas está fora do confronto Suécia x Rússia, pelas quartas-de-final da Copa Davis-2001. Marat Safin não se recuperou de uma lesão nas costas e foi substituído pelo russo Mikhail Youzhny, 85º da lista de entradas, nas partidas de simples -- no jogo de duplas seu substituto é Andrei Olhovskiy, que não tem pontos no ranking de simples e é o 70º colocado na lista iindividual de duplas. O ganhador do confronto será o adversário do vencedor de Brasil x Austrália nas semifinais.
Thomas Johansson x Yevgeny Kafelnikov é a partida de abertura de Suécia x Rússia, que terá início às 9h desta sexta-feira (de Brasília) e será disputado em quadra rápida coberta. Em seguida, Magnus Norman joga contra Youzhny.
No sábado, a partir das 8h (de Brasília), Jonas Bjorkman e Simon Aspelin enfrentam Kafelnikov e Olhovskiy. No domingo, Norman joga contra Kafelnikov, às 7h (de Brasília), e Johansson e Yuzhny entram em quadra em seguida.
Marat Safin sofreu a lesão nas costas na vitória sobre o sueco Thomas Johansson, pelas semifinais do Torneio de Dubai, nos Emirados Árabes, no dia 2 de março. No dia seguinte, ele não agüentou as dores e abandonou a decisão, deixando o título com o espanhol Juan Carlos Ferrero. O russo disputou em seguida os Masters Series de Indian Wells e de Miami e em ambos foi derrotado em sua partida de estréia.
O capitão da equipe russa, Shamil Tarpishchev, afirmara esta semana que seu time teria poucas chances de derrotar os suecos se o líder do ranking de entradas não pudesse jogar. Se a Rússia ganhar da Suécia e o Brasil passar pela Austrália, o confronto entre a equipe de Gustavo Kuerten e a de Kafelnikov nas semifinais será disputado no Brasil.