Rio - Marat Safin, que se recupera de uma lesão nas costas, ainda não sabe se disputará o confronto Suécia x Rússia, que começa nesta sexta-feira e é válido pelas quartas-de-final da Copa Davis-2001. De acordo com o diretor de competições da Federação Sueca de Tênis, Henrik Odervall, o líder do ranking de entradas já está em Malmö, sede dos jogos, mas sua participação ainda está indefinida.
-- Ele está aqui, mas ainda não sabemos se ele jogará. Provavelmente só saberemos no sorteio -- disse Odervall, lembrando quee a definição da ordem das partidas será feita nesta quinta-feira, às 8h (de Brasília).
Safin sofreu a lesão na vitória sobre o sueco Thomas Johansson, pelas semifinais do Torneio de Dubai, nos Emirados Árabes, no dia 2 de março. No dia seguinte, ele não agüentou as dores e abandonou a decisão, deixando o título com o espanhol Juan Carlos Ferrero. O russo disputou em seguida os Masters Series de Indian Wells e de Miami e em ambos foi derrotado em sua partida de estréia.
Além de Safin, os convocados para o confronto contra a Suécia foram Yevgeny Kafelnikov, sexto do ranking de entradas; Mikhail Youzhny, 85º da lista; e Andrei Stoliarov, 92º.
O time sueco deverá ser formado por Magnus Norman, quinto do ranking de entradas; Thomas Johansson, 25º; Jonas Bjorkman, 40º; e Simon Aspelin, especialista em duplas que deve substituir Nicklas Kulti, que está com uma lesão no pé e não deve se recuperar a tempo de enfrentar a Rússia.
Aspelin é o 65º colocado no ranking individual de duplas e Kulti, o 15º. Bjorkman, quinto dessa lista, já está garantido na partida de duplas, que será neste sábado.