São Paulo - O Corinthians, que até outro dia era motivo de piada para os adversários e corria risco de rebaixamento no Paulistão, deu a volta por cima. Hoje, o Timão está embalado e até já se dá ao luxo de quebrar marcas históricas. Há dez anos a equipe não conseguia uma seqüência de seis vitórias como a atual.
Após os resultados com Inter de Limeira, Santos, Joinville, Mogi Mirim, Barbarense e Goiânia, crise e rebaixamento são palavras que não constam mais no vocabulário corintiano. "É um grande momento para nós, que até uns meses atrás estávamos sendo xingados", recorda o atacante Ewerthon, falando num tom de alívio pela boa fase.
O momento faz com que muitos esqueçam o vexame que foi a temporada passada. Apesar de ter sido iniciado com título mundial, o ano de 2000 não trás mais recordações positivas ao torcedor. Uma série de recordes negativos marcou o ano - maior número de derrotas na temporada, maior seqüência de derrotas. "Não ficamos pensando em números. Não adianta nada ganhar dez seguidas e não ficar com o título", diz o lateral André Luiz.
A última vez que o Corinthians conseguiu uma série de seis vitórias foi em 1991 (considerando apenas as partidas oficiais), segundo dados do "Almanaque do Timão".
"Acho que em 99 o Corinthians conseguiu uma seqüência parecida", arrisca Ewerthon.
Na verdade, aquela série de sete resultados positivos foi somente no Campeonato Brasileiro. Porém, empates e derrotas na Copa Mercosul e Troféu Teresa Herrera, atrapalharam a seqüência corintiana.
Apesar da marca quebrada agora, o recorde ainda está muito longe de ser alcançado. Entre os anos de 1936 e 1937, o Timão fez 15 jogos oficiais sem conhecer outro resultado que não fosse a vitória.