Paris - A Federação Francesa de Futebol (FFF) penalizou com sete pontos o St Etienne nesta sexta-feira em uma ação que pode levar o clube à segunda divisão do campeonato francês.
Ignorando uma recomendação do Comitê Olímpico Francês (CNOSF), o conselho federal da FFF se recusou a revogar a punição que foi dada ao clube por participar no escândalo dos passaportes falsos.
O CNOSF, o órgão supremo do esporte na França, fez a recomendação na quinta-feira depois de considerar as apelações do St Etienne e Toulouse. O CNOSF também propôs dar três pontos ao Toulouse em um jogo em que o time perdeu por 1 a 0 para o St Etienne, que atuou com jogadores em situação irregular.
Mesmo assim, 11 dos 12 membros do conselho federal rejeitaram o pedido do CNOSF, com uma abstenção. O presidente da FFF, Claude Simonet, disse que as recomendações eram 'antiesportivas'.
''Devemos seguir as decisões feitas por nossa própria comissão federal'', disse Simonet.
A decisão significa que tanto o St Etienne quanto o Toulouse, com apenas quatro jogos faltando no campeonato, correm sério risco de rebaixamento ao final da temporada.
O lanterna Toulouse tem 25 pontos, atrás de Strasbourg com 26 e o St Etienne com 28.
Mas ambos os clubes ainda podem recorrer à justiça comum, um caminho sugerido pelo assistente técnico do St Etienne, Jean-Guy Wallemme.
''Ficaria para os juízes resolverem. A'' a justiça traçará o caminho do clube'', disse Wallemme ao site Football 365.
Wallemme disse ainda que não quer seus jogadores distraídos.
''Prefiro estar concentrado nos quatro jogos que nos restam. Se ganharmos os quatro somaremos 12 pontos e a'' ninguém pode tirar esses pontos de nós'', disse o técnico.
As investigações ainda continuam sobre os três jogadores estrangeiros do St Etienne -- os brasileiros Alex e Aloísio e o ucraniano Maxim Levitsky -- que a liga francesa descobriu com passaportes falsos da União Européia.