CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do Banco Central pode 'dar uma mão' à CPI do Futebol
Quarta-feira, 18 Abril de 2001, 19h49

Rio - O deputado Silvio Torres (PSDB-SP), relator da CPI da Câmara, que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro, afirmou que a Comissão vai intensificar os esforços para conseguir todas as informações possíveis sobre os empréstimos bancários que a CBF conseguiu junto ao Delta Bank. Segundo a Agência Câmara, este banco emprestou à CBF um total de US$ 40 milhões (aproximadamente R$ 85 milhões) com os altos juros que variavam de 14,4% e 43,57%.

Para conseguir esse objetivo, a Comissão vai solicitar ao Ministério da Justiça que faça uma rogatória às autoridades dos Estados Unidos para que solicite ao Delta Bank informações sobre quem emprestou este dinheiro à CBF. Até o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, receberá um pedido de ajuda da CPI.

Silvio Torres vai apresentar requerimento nesta quinta-feira pedindo a convocação de Humberto de Moura Castro, representante do Delta Bank, que o procurou dizendo que este banco é uma instituição bancária de intermediação, que não empresta dinheiro diretamente. Sílvio Torres afirmou que os depoimentos são importantes por existir a suspeita de que esses juros extorsivos caracterizem-se como evasão de divisas. O relator foi informado de que o Banco Central reabriu o processo sobre o caso, arquivado há um ano e meio.

Na reunião desta quarta-feira foi rejeitado requerimento pedindo a convocação do vice-presidente do Delta Bank, Newton Bleffe. Seriam votadas ainda as convocações de Zirmondes Fernandes, também vice-presidente do Delta Bank; do presidente do banco, John Landers; de seu representante oficial, George Philip de Brito; e do advogado temporário do banco, Roberto Rosas. Mas elas só serão votadas na reunião desta quinta-feira. Ficou definido que o empresário J. Hawilla, proprietário da empresa Traffic, vai prestar depoimento no dia 25 de abril.

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
CPI ouve procuradores
Presidente da OAB sugere STJD em Brasília
Relator diz que CPI da Câmara vai cumprir prazos
Bélgica investiga tráfico de menores brasileiros
Veja lista completa