São Paulo - No desespero para conseguir uma vaga nas semifinais do Paulistão, o São Paulo, sexto colocado na competição, ganha um reforço de peso, ou melhor, de dinheiro para lutar pela classificação. Uma das cláusulas do contrato de patrocínio com a empresa sul-coreana LG Electronics, assinado na quinta-feira, diz que o Tricolor receberá uma premiação em dólar cada vez que ganhar um título.
Só que o "bicho" não chega só como uma recompensa para eventuais glórias. A premiação também serve de consolo para diminuir o prejuízo que o clube teve com a saída da Motorola, sua ex-parceira. O São Paulo receberá R$ 6 milhões anuais da LG, dois milhões a menos do que recebia da Motorola.
Outro fator que faz o Tricolor comemorar em vez de chorar com o novo contrato é a relação direta que o clube fechou o patrocínio junto à empresa sul-coreana. Sem a presença de uma agência publicitária no negócio, não houve desconto algum de comissão para intermediários.
O presidente Paulo Amaral mostrou-se satisfeito com a chegada do novo parceiro. "É um contrato excepcional devido ao descrédito que encontra-se o futebol brasileiro. Com esses recursos que usamos, acredito que o contrato com a LG é muito semelhante em valores ao que tínhamos com a Motorola", diz o cartola, que vai direcionar o dinheiro do patrocínio exclusivamente para auxiliar na folha de pagamento dos jogadores.
Como a LG patrocina outras equipes pelo mundo, casos de América de Cali (COL), Dynamo Bucarest (ROM), Leicester City (ING) e Universidad de Chile (CHI), um amistoso a ser realizado na Coréia ou no Brasil também está no contrato. A empresa também tem uma equipe na Coréia. O intercâmbio de jogadores é outro fato que pode acontecer.
O contrato com a LG tem a duração de um ano, com a empresa tendo a preferência para a renovação. A parceria é válida para todas as categorias de futebol tricolor.