São Paulo – O piloto brasileiro Tony Kanaan, da Mo Nunn, pisou fundo e acabou o primeiro dia de treinos livres no oval do Texas como o mais rápido.
Kanaan chegou a uma velocidade média de 375,7 km/h e completou os 2.413 metros da pista em 22s845.
A prova do Texas é a terceira da F-Mundial da temporada 2001 e a primeira no oval. A corrida, que terá 249 voltas, acontece no domingo, às 16h.
Atrás dele aparecem outros quatro brasileiros: Christian Fittipaldi, da Newman-Haas, Hélio Castro Neves, da Penske, Cristiano da Matta, da Newman-Haas e Gil de Ferran, da Penske. O sueco Kenny Brack, da Rahal, único entre os 28 pilotos inscritos que já correu nesse circuito (cinco vezes), ficou apenas com o sexto melhor tempo.
"Adoro correr em superspeedways, e essa pista se parece com um deles, com acertos semelhantes", disse Tony ao descer do carro. A única vitória do piloto na categoria aconteceu justamente num oval, em Michigan, em 1999. "É bom começar os treinos com um carro competitivo. Mas largar na pole não é tão importante em um circuito oval. Por isso vamos aproveitar o treino da tarde para andar com o carro em situação de corrida, com o tanque cheio. Já sabemos que estamos rápidos. Precisamos agora saber como é andar no tráfego".