São Paulo - O Palmeiras preferiu não tropeçar para escolher adversário na Copa Libertadores. A equipe do Parque Antártica goleou o Cerro Porteño por 5 a 2 nesta quarta-feira, em casa, em uma grande noite de Alex e Lopes, que marcaram dois cada um.
Com a vitória, o time paulista pega teoricamente uma chave mais difícil na seqüência da competição. Como primeiro do Grupo 2, a equipe de Celso Roth enfrenta o segundo do Grupo 7, que deve ser Defensor Sporting do Uruguai ou Olmedo do Equador - o São Caetano tem pequenas chances. O problema está nas próximas fases. Se garantir vaga, o Verdão deve enfrentar Vasco, Boca Juniors ou Cruzeiro. Se tivesse perdido a liderança nesta quarta, o adversário teoricamente mais difícil seria o Rosario Central, da Argentina.
Sem pensar em todos esses cruzamentos, o Celso Roth colocou sua equipe no ataque. Além de Alex, o lateral Daniel também dez boa partida. O Palmeiras pressionou e abriu o placar aos 13min. Daniel cruzou de perna esquerda, Alex cabeceou de longe, o goleiro Bobadilla não chegou e a bola entrou.
Alex teve a chance de ampliar aos 27min, quando cobrou falta de longe e acertou a trave. O Cerro surpreendeu e chegou ao gol aos 38min. Campos tocou para o brasileiro Pedrinho, que mandou para as redes. Mas nem deu tempo para o time paraguaio pensar em reação. Um minuto depois, Tupã foi derrubado na área, e o árbitro marcou pênalti. Alex cobrou rasteiro, no canto esquerdo e desempatou.
O time da casa voltou para o segundo tempo com a mesma força. E quase ampliou aos 6min. Fábio Júnior acertou a trave e, no rebote, Lopes chutou forte para fora. A pressão deu certo e o terceiro gol saiu aos 16min. Alex tocou para Lopes na entrada da pequena área. O atacante só desviou para as redes.
Os palmeirenses levaram outro susto, aos 29min. Cruzamento na área do Palmeiras, Martinez subiu sozinho e cabeceou para o fundo das redes. Mais uma vez o Cerro não conseguiu comemorar por mais de um minuto. Aos 30min, Fábio Júnior aproveitou cruzamento da direita e ampliou o placar. Três minutos depois, Lopes dominou na entrada da área e bateu forte, no canto, sem chances para o goleiro.