Rio - Na primeira etapa da temporada feminina do World Championship Tour (WCT), a Divisão de Elite do surfe mundial, a catarinense Jacqueline Silva representou o Brasil no pódio, ficando na terceira colocação. Domingo, no encerramento da segunda etapa, que aconteceu no Taiti, a cearense Tita Tavares repetiu o feito da companheira.
Enfrentando as ondas de 1,5m de Teahupoo, Tita só caiu nas semifinais, diante da havaiana Rochelle Ballard. Na decisão, Ballard acabou perdendo para sua compatriota Layne Beachley, tricampeã mundial. “As ondas não vieram. Sonho vencer este evento, mas terei que esperar o próximo ano”, lamentou Tita, que na semifinal só surfou duas ondas nos 30 minutos de bateria e foi facilmente derrotada: 13,05 a 3,90 na soma das três melhores notas.
A brasileira faturou US$ 4 mil e 630 pontos no ranking do WCT. Tita divide a quinta colocação com a australiana Serena Brooke e a havaiana Keala Kennelly, todas com 1.090 pontos. Jacqueline Silva, eliminada na segunda fase da etapa do Taiti, é a oitava, com 930 pontos. A líder do ranking é Layne Beachley, com 1.300. “Eu jurei três anos atrás que nunca mais voltaria aqui”, confessou Layne Beachley, referindo-se ao dia que quase morreu nas temidas ondas de Teahupoo. “Mas espantei todos os demônios para vencer”.
A próxima etapa do WCT feminino será de 17 a 25 de setembro, em Figueira da Foz, Portugal.