São Paulo – O Liverpool conquistou a Copa da Uefa nesta quarta-feira ao vencer o Alavés, da Espanha, na morte súbita, depois de um empate por 4 a 4 no tempo normal, em Dortmund, na Alemanha.
Essa foi a segunda conquista da equipe, que já levou a Copa da Inglaterra, na temporada. O título foi disputado em apenas uma partida. O brasileiro Magno, ex-Flamengo, defendeu o Alavés no duelo.
O Liverpool começou a arrasador a abriu o placar logo aos 3min, com Babbel. Gerrard fez o segundo aos 15min. A reação do Alavés começou em seguida. Ivan, que havia acabado de entrar, descontou aos 26min. Mas os ingleses chegaram a fazer 3 a 1 com Mc Allister, cobrando um pênalti sofrido por Owen.
No segundo tempo, Javi Moreno conseguiu deixar os espanhóis em condição de igualdade ao marcar aos 2min e aos 5min. Fowler, que havia substituído Heskey, desceu pela esquerda, puxou para o meio e chutou para marcar 4 a 3 para os ingleses aos 27min. Quando a torcida do Liverpool já comemorava o título, Jordi Cruyff subiu de cabeça depois de uma cobrança de escanteio e empatou para o Alavés, levando a decisão para a morte súbita.
Na prorrogação, o time espanhol ficou com 9, já que o brasileiro Magno e Karmona foram expulsos. Aos 12min do segundo tempo da morte súbita, Mc Allister cobrou a falta e Gelli tocou de cabeça contra o próprio gol, encerrando a decisão.