Porto Alegre - O Grêmio garantiu o segundo jogo do playoff decisivo do Gauchão-2001, contra o Juventude, no Estádio Olímpico. Mesmo com uma equipe reserva (com exceção do atacante Marcelinho Paraíba, que atuou mais recuado), o Tricolor não teve grandes dificuldades para derrotar o São José por 2 a 0, no Estádio Passo d'Areia, em partida atrasada do returno do octogonal final do Estadual.
O centroavante Cláudio abriu o placar aos quatro minutos do segundo tempo, e, faltando cinco minutos para o fim do jogo, o cabeça-de-área Emerson definiu o placar.
Faltando uma rodada para o término da fase classificatória, o time comandado pelo técnico Tite alcançou 28 pontos, enquanto o Juventude soma 25. Mesmo que o Juventude iguale o número de pontos do Grêmio, dificilmente superará o saldo de gols gremista - 17, contra 11 do time caxiense.
O Grêmio começou o jogo partindo para cima do adversário. O meia Fábio Baiano, aos 7', cobrou uma falta, rasteiro e forte, de cerca 25 metros, da intermediária central, e o goleiro César Silva defendeu no canto direito. Dois minutos depois, o lateral-direito Ânderson Lima cortou para dentro, e da meia lua, chutou, de pé trocado, e César Silva defendeu sem dificuldades.
Aos 22min, a bola espirrou e sobrou para o meia Sairo, que quase ao lado da risca da pequena área, chutou "sem pulo", mas pegou mal na bola e facilitou a defesa do goleiro Eduardo Martins.
O primeiro lance realmente de perigo do Grêmio aconteceu aos 28': Fábio Baiano executou uma ótima jogada pelo meio e passou para Marcelinho Paraíba, que penetrou pela ponta esquerda e mandou uma bomba, a queima roupa, e César Silva espalmou - na sobra, o atacante Guilherme chutou por cima do travessão. Novamente Fábio Baiano, aos 33', passou para Marcelinho Paraíba, que pegou a bola na ponta esquerda, levou para a meia lua e disparou: no meio do gol, César Silva defendeu com firmeza.
Em um contragolpe, o São José voltou a ameaçar o gol gremista aos 39': o lateral André Rosa avançou pela intermediária esquerda, cruzou para o miolo da área, onde o atacante Rossano, desequilibrado, chutou, e a bola passou a um metro da trave direita.
Logo aos 4 minutos da etapa final, o lateral Roger desceu pela intermediária central e passou para Cláudio, que invadiu a área, pela ponta esquerda, chutou cruzado a meia altura, a bola bateu na trave e entrou no gol: Grêmio 1 a 0.
O Zequinha tentou dar o troco aos 10', através de Rossano: ele correu pela lateral direita e, quase da linha de fundo, mandou um petardo, que Eduardo Martins espalmou; no rebote, o zagueiro Gabriel afastou o perigo. O pouco poder ofensivo, entretanto, comprometeu a capacidade de reação do Zequinha.
Fábio Baiano estava em uma boa tarde, tanto que fez outra excelente jogada, aos 31': driblou quatro defensores do Zequinha, no sentido da ponta direita para a meia lua, e chutou - bola roçou a trave esquerda. Aos 34', Fábio Baiano avançou pela lateral esquerda e passou para o atacante Guilherme, que ao lado da marca do pênalti disparou um foguete por cima do travessão.
O São José, aos 39', quase empatou: da meia lua, Rossano chutou, a bola desviou na zaga gremista e bateu no travessão; na sobra, Sairo tentou completar para as redes, porém Ânderson Lima salvou o gol debaixo do travessão.
O castigo não tardou: no minuto seguinte, o cabeça-de-área Emerson arriscou um chute da intermediária, no canto esquerdo, e César Silva não conseguiu evitar o pior - Grêmio 2 a 0.