Rio - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten manteve pela a liderança do ranking de entradas, que conta os resultados das últimas 52 semanas. Com 4.150 pontos, seus principais adversários são o russo Marat Safin, segundo colocado com 3.765; o americano Andre Agassi, que está em terceiro com 3.595; e o espanhol Juan Carlos Ferrero, quarto colocado com 2.830. É a 14ª semana que Guga aparece na liderança neste ano.
A subida mais significativa foi a do espanhol Albert Portas, que pulou da 42ª colocação para a 20ª. Na Corrida dos Campeões ele saltou do 38º lugar para o 10º. Albert Portas venceu neste domingo o Torneio de Hamburgo.
Na Corrida dos Campeões, Guga também manteve a posição que ocupava na semana passada, a de terceiro colocado, com 290 pontos. Agassi é o líder, com 434, 73 a mais do que o segundo colocado Ferrero.
Mesmo sem defender o título do Masters Series de Hamburgo, Guga permaneceu no topo devido aos bons resultados obtidos desde junho do ano passado: foi campeão do Aberto da França, do Torneio de Indianápolis e da Masters Cup no segundo semestre de 2000, além de ter conquistado este ano os torneios de Buenos Aires e Acapulco e o Masters Series de Monte Carlo. Contando os jogos da Copa Davis, Guga está com 28 vitórias e apenas seis derrotas em 2001.
O brasileiro segue treinando na Europa com o técnico Larri Passos para o Aberto da França, do qual será o cabeça-de-chave número 1. Na quarta-feira ele já inicia os treinos nas quadras em que duas vezes ergueu a taça de campeão, em 1997 e 2000.
No ano passado, Guga iniciou a disputa de Roland Garros como quinto colocado no ranking mundial e terminou como terceiro. No primeiro Grand Slam deste ano, o Aberto da Austrália, Guga foi o primeiro cabeça-de-chave.
O brasileiro assumiu o topo do ranking mundial pela primeira vez no dia 4 de dezembro, quando conquistou o título da Masters Cup de Lisboa e ali permaneceu até o dia 28 de janeiro, voltando quatro semanas depois, com a conquista do Torneio de Buenos Aires.