São Paulo - A decisão da Fifa de transferir para 2003 a realização do Mundial de clubes, que estava previsto para este ano, pode levar o Palmeiras a pedir uma indenização de US$ 500 mil por danos e prejuízos.
De acordo com a imprensa de São Paulo, os dirigentes do clube calculam que o Palmeiras irá perder cerca de US$ 5 milhões devido a decisão da entidade, já que o foram feitos investimentos exclusivos para esse torneio, que seria realizado na Espanha, entre os dias 28 de julho e 12 de agosto.
"Nos pegaram de surpresa. Estávamos nos preparando para este torneio desde o ano passado", explicaram os dirigentes do clube paulista, que souberam da notícia na última sexta-feira através do site da Fifa.
O clube de São Paulo já havia contratado jogadores como Felipe, Alex e Fábio Júnior visando o Mundial, já que o objetivo da diretoria era preparar uma equipe forte para disputar este torneio, a Copa Mercosul e o campeonato brasileiro.
A decisão de adiar o Mundial de clubes foi adotada pela FIFA devido ao "período pouco propício para o qual estava programada esta competição (...), à crise econômica que afeta alguns participantes (...) e às dificuldades financeiras da empresa de marketing ISL/ISMM, detentora dos direitos comerciais dos Mundiais 2002 e 2006".
O departamento jurídico do Palmeiras está analisando todas medidas possíveis de ação contra a Fifa.