Berlim – A Igreja Católica fez uma advertência contra a mistura de Deus e futebol. A instituição quer acabar com o manjado discurso: “Vencemos porque Deus nos ajudou, Esperamos vencer com a ajuda de Deus, etc.”
A decisão foi motivada pelas declarações do gerente do Schalke04, Roudi Assauer, de que não acreditava mais no Deus do futebol depois do gol marcado no último minuto, que deu o título de campeão alemão ao Bayern de Munique e acabou com o sonho de sua equipe.
Desde o final de semana, os torcedores alemães vinham convocando constantemente as forças divinas para que auxiliassem o Bayern de Munique na final da Copa dos Campeões contra o Valencia. Até o jornal popular Bild entrou na onde de recorrer a Deus para que a equipe se desse bem na decisão.
A Igreja da Bavária, região da Alemanha, quer que jornalistas, jogadores e torcedores deixem de mencionar o nome de Deus em vão. “Devemos deixar a bola na grama e não lança-la ao céu”, disse Karl-Heinz Summerer, autoridade religiosa da Alemanha, que lembrou também que o discurso em nome de Deus viola os mandamentos.