Londres - Pequim vai ganhar o direito de receber as Olimpíadas de 2008 na votação de julho do Comitê Olímpico Internacional (COI), segundo uma pesquisa da Reuters com jornalistas esportivos. Mas nos bastidores, o melhor lugar para receber os Jogos seria Paris, que ganha por pouco de Toronto e da capital chinesa. Isto porque, segundo editores de esportes, tem uma melhor infra-estrutura para receber o evento.
Pequim, Istambul, Osaka, Paris e Toronto fizeram campanha para receber os Jogos. O COI escolhe a sede em votação com todos os membros da instituição em Moscou, no dia 13 de julho.
Mesmo com as preocupações dos direitos humanos, a poluição da cidade chinesa e a falta de infra-estrutura necessária, a pesquisa da Reuters mostrou que 32 editores de esportes de 28 países escolheram Pequim como favorita a receber as Olimpíadas.
Dos editores, 23 disseram que Pequim é a favorita, quatro por Paris, quatro por Toronto e um para Osaka. Istambul ficou sem voto.
``Já era hora do mais populoso país receber as Olimpíadas'', disse Roger Crutchley, do Bangkok Post. ``Vai também ajudar na aceleração dos direitos humanos no país''.