Rio - Edvaldo Valério e Nicholas dos Santos serão os dois representantes do Brasil na prova dos 50m livre no Mundial de Desportos Aquáticos, competição que será realizada no mês de julho, em Fukuoka, no Japão. A classificação dos dois nadadores veio na manhã deste sábado, durante as finais do Troféu Brasil.
“Não fiquei ansioso. Fiz o que tinha de fazer. Estava pesado para este Troféu, porque vim de um programa forte de treinamento e não pude descansar. Felizmente, deu tudo certo”, afirmou Nicholas, que obteve o índice em dezembro do ano passado.
Edvaldo conseguiu a marca durante as eliminatórias do revezamento 4 x 50m livre e preferiu não disputar a prova individual, vencida por Carlos Jayme. Ele completou a distância em 23s16. “Minha especialidade são os 100m livre. Mas como na sexta-feira fiquei a apenas 3 centésimos do índice para os 50m livre, nadei disposto a conseguir um lugar na equipe”, declarou.
O tempo mínimo exigido pela CBDA era de 22s88. Nicholas confirmou sua vaga no Mundial com 22s82 e Valério, com 22s69.
Nos 1.500m livre, Luiz Lima conquistou a medalha de ouro pelo nono ano consecutivo. Apesar de não ter conseguido a vaga para Fukuoka, já que completou a distância em 15min38s58, quase nove centésimos acima do índice, ele disse que gostou do resultado. “Pelo menos venci. Quero ver se ano que vem completo 10 anos como o melhor”, consolou-se. Esta foi a primeira vez em oito anos que o atleta do Vasco ficou fora da Seleção.
Neste domingo, serão disputadas as finais dos 100m livre e do revezamento 4x100m.