Rio - O Troféu Brasil de Natação, que terminou neste domingo, no Rio, serviu para definir a equipe brasileira que disputará o Mundial de Desportos Aquáticos, de 16 a 29 de julho, na cidade japonesa de Fukuoka.
A Seleção terá ao todo 12 atletas, dos quais seis confirmaram suas vagas na competição mais importante do calendário da natação brasileira.
Gustavo Borges, Edvaldo Valério, Carlos Jayme e Rodrigo Castro irão compor o revezamento 4x100m livre.
“O nível do nosso revezamento está bom. O Edvaldo, o Rodrigo e o Jayme estão indo para Fukuoka com os melhores tempos de suas carreiras e temos chances de fazer o mesmo tempo que nos garantiu a medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney, 3m17s40. Austrália, Estados Unidos e Holanda serão os principais adversários - avaliou Gustavo.
A novidade no time fica por conta da presença de Rodrigo Castro.
“Não quero esta pressão de que estou indo no lugar do Fernando Scherer. Será só mais uma prova internacional da qual vou participar”, afirmou o nadador do Minas.
Gustavo e Valério também obtiveram o índice individual para os 100m. Eles atingiram a marca durante as eliminatórias, no último sábado, e também nadaram as finais abaixo dos 50s19 exigidos pela CBDA.
Eduardo Fischer, do Vasco, conquistou a classificação nos 100m peito e ajudou a garantir a vaga do revezamento 4x100m no Mundial.
“Vou fazer tudo para ser finalista em Fukuoka. Os tempos que fiz neste Troféu Brasil são muito bons e acredito que estariam entre os 12 melhores Jogos Olímpicos. O início deste ano não foi fácil para mim, pois distendi duas vezes a coxa e uma vez o ombro. Se não fossem minha família e meus amigos, não teria conseguido chegar até aqui.”