São Paulo - Os EUA bateram a Seleção Brasileira por 3 sets a 2 (13/25, 20/25, 27/25, 25/22 e 15/13) na madrugada desta segunda-feira, na World Arena, em Colorado Springs, pela Liga Mundial. Foi a primeira derrota do Brasil na competição.
A equipe do técnico Bernardinho estava invicta e vinha de cinco vitórias - duas contra Alemanha, duas contra Holanda e uma contra o próprio time americano, conquistado no sábado.
Os brasileiro repetiram a boa atuação da partida de sábado e ganharam sem dificuldades o primeiro set. Os norte-americanos conseguiram encostar apenas no segundo set, em que diminuíram a vantagem da equipe brasileira para dois pontos (19/17). Mas o time de Bernardinho soube segurar a diferença.
O terceiro set foi a primeira pedreira para o Brasil nos confrontos contra os EUA. O bloqueio fraco do Brasil, e o atacante Stanley "virando todas", fizeram com os norte-americanos conseguissem frustrar a vitória brasileira.
Nos outros dois sets, os EUA foram novamente melhor. No quarto, a equipe da casa permaneceu quase todo o set com uma diferença de três pontos, que foi mantida até o final.
No tie-break, os norte-americanos já abriram vantagem logo no começo. O técnico Bernardinho "queimou" todos os pedidos de tempo logo no começo - o último foi pedido quando estava 9 a 8 para a equipe da casa. Nem com a bronca os jogadores conseguiram reagir.