Rio - Um dos lemas que os rubro-negros mais gostam de usar é "craque o Flamengo faz em casa". E o título conquistado no último domingo comprovou a máxima: dos 14 jogadores que entraram em campo contra Vasco, oito foram formados no clube: Júlio César, Alessandro, Juan, Fernando, Cássio, Rocha, Reinaldo e Roma.
Dos títulos deste tri, o último bateu o recorde de pratas-da-casa. E com um detalhe: na época em que Rodrigo Mendes fez o gol que iniciou a costura da quarta estrela no uniforme rubro-negro, os jovens que jogaram no último domingo formavam o time titular que foi campeão estadual de juniores de 99.
“É impressionante: há dois anos estávamos sendo campeões nos juniores e agora ganhamos um tri”, disse Cássio, um das revelações desta campanha. “É uma enorme valorização que o clube está nos dando. Antigamente, ninguém me conhecia. Agora, saio na rua e todo mundo fala comigo. É até estranho”.
Cássio teve a dura missão de substituir Athirson, uma das estrelas dos títulos de 99 e, principalmente, de 2000. Zagallo fez testes com Marco Antônio e Bruno Carvalho, mas foi o jovem lateral-esquerdo quem agradou ao treinador. O mesmo aconteceu com Alessandro, que ganhou disputa de vaga com Maurinho durante a competição.
“O Vasco tem um time muito experiente, mas nossa prata-da-casa mostrou superação”, disse o lateral-direito. “Edílson e Petkovic fizeram a diferença, mas a garotada correu muito e segurou a barra também. Mostramos a raça e o espírito de luta que são necessários numa decisão”.