Rio - A Seleção Brasileira enfrenta a seleção de Camarões, nesta quinta-feira, às 5h (de Brasília), na estréia das duas equipes do Grupo B na Copa das Confederações, competição realizada no Japão. No outro jogo da chave, em Nigata, Japão enfrenta o Canadá.
Nesta quarta-feira, pelo Grupo A, a França estreou na competição goleando a Coréia do Sul por 5 a 0, enquanto a Austrália derrotou por 2 a 0 o México, atual campeão.
Recuperado de uma lesão, Lúcio retomou a posição de titular da equipe no último coletivo realizado pelo técnico Leão. O jogador entrou no lugar de Caçapa e formará a dupla de defesa com Edmílson. Remanescente da equipe que foi eliminada pelos Leões Indomáveis nas Olimpíadas de Sydney, em setembro de 2000, o principal objetivo do zagueiro é vingar a derrota.
"Estamos com aquele resultado entalado na garganta. Dá uma vontade a mais de vencer. É a oportunidade de darmos a volta por cima", disse o zagueiro, que acha que a parte física não será problema. "Os quatro dias parados não vão me prejudicar quanto ao físico. Estou há seis meses no ritmo e vinha jogando bem. Eu e o Edmílson já jogamos juntos algumas vezes e treinamos bastante. Isso ajuda a conhecer o estilo de jogo do companheiro".
Além da derrota brasileira na Austrália, a partida contra Camarões ficou marcada pela cabeçada que Lúcio desferiu no companheiro Roger. Passados oito meses do episódio, Lúcio diz estar arrependido. "Estou arrependido de ter dado aquela cabeçada no Roger. Se fosse hoje não faria aquilo novamente, pois estou mais maduro. Mas aquilo serviu para o meu crescimento".
Ao contrário do Brasil, que apesar de não poder contar com suas estrelas e ter tido diversos cortes e problemas de lesões teve bastante tempo de preparação para a Copa das Confederações, a seleção de Camarões chegou em cima da hora para o torneio. Vários jogadores desembarcaram em Kashima apenas na tarde desta terça-feira, dois dias antes da estréia contra o Brasil.
Foi o caso de M'Boma, astro da equipe e carrasco do Brasil nas Olimpíadas de Sydney. O jogador chegou dizendo sentir prazer em enfrentar o Brasil. "Gosto de enfrentar o Brasil, pois é uma das grandes potências do futebol mundial. Estou um pouco cansado, mas preparado para jogar os 90 minutos. Meu propósito é ser campeão da Copa das Confederações. De preferência, fazendo muitos gols. E Camarões é tão forte quanto o Brasil".
O volante Vampeta, capitão da Seleção, partilha da mesma opinião de Lúcio e pretende estragar os planos dos camaroneses. "A partida tem um sabor especial para devolvermos aquela derrota nos Jogos Olímpicos. São dois bons motivos: estrear bem e nos vingarmos vencendo a partida".