São Paulo - Normalmente, o trabalho começa do zero quando um treinador chega para comandar algum clube. Mas a situação de Nelsinho Baptista no São Paulo será diferente. Cinco jogadores foram campeões paulistas em 98 com o técnico e a base tricolor está formada.
E não poderia ser melhor. Há jogadores conhecidos de Nelsinho em todos os setores do campo. Quem desconhece o mundo do futebol, onde rodar por clubes é um ato comum, diria até que o clube só aguardava o retorno do treinador.
Na defesa, Rogério Ceni já fazia os seus golzinhos e era ídolo do clube quando o técnico chegou. Mesmo assim, o goleiro foi um dos homens-fortes em campo do treinador na conquista do Paulistão de 98.
Já no meio campo tricolor há abundância de ex-alunos de Nelsinho Baptista. Principalmente quando o assunto é referente a volantes. Alexandre e Fabiano eram titulares da equipe na época em que o técnico comandava o clube.
Outro que também conhece a filosofia de trabalho do treinador é Carlos Miguel. O meia era o cérebro do time em campo. Dos seus pés nasciam as grandes jogadas de ataque.
França completa a lista dos jogadores campeões paulistas de 98 que permanecem no clube até hoje. Aliás, foi Nelsinho Baptista quem "efetivou" o atacante como titular da equipe.
Há também outros jogadores que são figurinhas carimbadas para o treinador. Caso do zagueiro Rogério Pinheiro, que atuou em alguns jogos com o treinador no Tricolor, e o meia Souza, que foi comandado pelo técnico nos tempos de Corinthians.
Até os jovens, como Oliveira, Kaká e cia., Nelsinho já conhece. Na época em que o treinador dirigia o clube, os garotos eram o saco de pancadas dos profissionais nos coletivos.
A apresentação oficial de Nelsinho Baptista à imprensa acontece na segunda-feira.