Porto Alegre - Os presidentes das três federações da Região Sul apresentaram na quarta-feira uma proposta para manter os grandes clubes nas disputas dos campeonatos estaduais.
Em reunião realizada na Federação Gaúcha de Futebol (FGF), os dirigentes propuseram a disputa das seletivas dos estaduais simultânea à Copa Sul-Minas. A fase final do Gauchão começaria depois, com a participação das equipes de cada Estado presentes no regional.
Pela proposta das federações, a Copa Sul-Minas seria disputada entre 17 de janeiro e 30 de abril. No mesmo período, a seletiva dos estaduais – sem os participantes da Sul-Minas – apontaria três ou quatro times para a formação de uma fase final a ser composta com os times que conquistaram em 2001 o direito de participar da Sul-Minas: Grêmio, Inter, Juventude e Pelotas.
Assim, o Gauchão seguiria garantido com os grandes clubes, sem risco de perder público e atenção da torcida. Os três primeiros colocados nos estaduais teriam direito a disputar a Sul-Minas em 2003. A outra vaga seria decidida por meio de um torneio a ser criado para o segundo semestre, do qual fariam parte os clubes da primeira divisão que participaram do estadual, mas não obtiveram a vaga.
Para o presidente da FGF, Emídio Perondi, a criação do torneio no segundo semestre poderia ajudar os clubes do Interior, que acabam fechando as portas depois da disputa do Gauchão. Já o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Moura, acredita que os grandes times poderão se beneficiar indiretamente da nova fórmula. "Quando se tem uma competição no segundo semestre, os pequenos clubes passam a investir mais na formação de atletas, o que favorece os grandes na hora da compra desses jogadores".
Uma reunião realizada entre times membros do Clube dos 13 no começo de maio propôs um fortalecimento dos torneios regionais, que seria mais longo e formado por 16 equipes – quatro do Rio Grande do Sul, quatro de Santa Catarina, quatro de Minas Gerais, um de Santa Catarina e um do Espírito Santo. A idéia eximiria times como Inter e Grêmio da disputa do estadual.
As três federações do Sul estão afinadas no discurso contra a inclusão do Espírito Santo na competição. As propostas serão entregues ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, assim que o dirigente retornar da Copa das Confederanções, na Ásia.