Yokohama (Japão) - A Copa das Confederações deu "excelentes resultados", afirmou neste domingo o presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o suíço Joseph Blatter, no curso de uma coletiva de imprensa, em Yokohama.
O presidente da FIFA informou que a competição teve uma média de 35.000 espectadores por partida, apesar esquecer de mencionar que foi de ajuda o fato de o Japão jogar a semifinal e a final em ume estádio cheio com seus 70.000 lugares e que a capacidade me'dia dos seis estádios era de 51.000.
Algumas partidas teoricamente atraentes, como a disputada em Kashima, entre o Brasil e Camarões, reuniram apenas 10.000 espectadores em um estádio de 42.000 lugares, e o jogo entre os brasileiros e a seleção local, no mesmo lugar, atraiu 34.000 pessoas.
Segundo as cifras fornecidas por Blatter, 290.000 personas compareceram às partidas disputadas na Coréia do Sul e 283.000 no Japão.
Blatter saiu em defesa da decisão de ter vinte estádios na Copa do Mundo de 2002. "É certo que talvez não precisemos de tantos estádios para a Copa do Mundo, mas vai ser um legado para a próxima geração".
O presidente da FIFA só viu um ponto negativo na Copa das Confederações e que deve ser revisto para a Copa do Mundo: a questão dos transportes.
"O que é preciso melhorar é o capítulo dos transportes. Eu o vivenciei na própria pele. No plano político, é preciso buscar soluções para que haja mais vôos e se possam utilizar todos os aeroportos possíveis", explicou Blatter.