São Paulo – Foi mais difícil que o esperado, mas o Brasil confirmou seu favoritismo e derrotou a Holanda, por 3 a 2, neste domingo, em Fortaleza. O resultado garantiu a classificação da seleção brasileira masculina para as finais da Liga Mundial, na Polônia, com uma rodada de antecedência. Com isso, os jogos da última rodada da fase de classificação, contra a Alemanha, no próximo final de semana, em Recife, se transformaram em meros amistosos.
As parciais da partida deste domingo na capital cearense foram: 21/25, 25/16, 25/21, 22/25 e 15/10.
Esta foi a quarta vitória dos brasileiros sobre os holandeses no campeonato deste ano. Além da vitória neste domingo, o Brasil já havia derrotado a Holanda, no sábado, por 3 a 0, também em Fortaleza. As outras duas vitórias vieram na primeira rodada da liga, quando o Brasil venceu as duas partidas disputadas na Holanda, por 3 a 2 e 3 a 1.
A Holanda, que disputa o segundo lugar do grupo com os Estados Unidos, venceu o primeiro set do jogo por 25 a 21, em 20 minutos. No segundo, o Brasil voltou bem melhor e chegou a abrir 13 pontos de vantagem (20 a 7). Depois a Holanda reagiu com cinco pontos consecutivos, mas não ameaçou a fácil vitória brasileira neste set, por 25 a 16, em 21 minutos.
A partir do terceiro set, que durou 23 minutos, o jogo ficou mais equilibrado, mas o Brasil voltou a levar a melhor e fechou o set em 25 a 21, num ace de Gustavo. No quarto set, os holandeses foram para o tudo ou nada e venceram por 25 a 22, em 22 minutos, forçando o tie-break. No set decisivo, porém, os brasileiros foram impecáveis e, com 15 a 10 em 15 minutos, garantiram a alegria da torcida que lotou o ginásio Paulo Sarasate.
Até agora, o Brasil sofreu apenas uma derrota na Liga Mundial. Foi para os Estados Unidos. O time, porém, ganhou as três outras partidas que realizou contra os americanos.
Com a situação tranqüila, Bernardinho deve utilizar os próximos jogos para promover o revezamento dos jogadores. O atacante Giovane, que vinha atuando como reserva, deveria ter sido promovido a titular nos jogos em Fortaleza. Uma virose, no entanto, atrapalhou os planos do treinador. Com isso, se estiver melhor, o jogador deve ganhar a chance de ser titular em Recife.