Belo Horizonte - O lateral-direito Baiano, 22 anos, poderá ser o segundo reforço do Atlético-MG para o Campeonato Brasileiro. O primeiro a ser contratado pela diretoria foi o apoiador Djair. Baiano pertence ao Las Palmas, da Espanha, mas está previamente suspenso por seis meses pela Federação Espanhola sob a acusação de ter usado passaporte falso.
No entanto, ele está liberado para atuar por qualquer equipe brasileira. Na mesma situação se encontra o zagueiro Álvaro, que também joga na equipe espanhola.
De acordo com o procurador de Baiano, Tadeu Oliveira, que está em Santos, o Atlético mostrou interesse em contratar o lateral-direito por empréstimo durante este período em que ele estiver impedido de jogar pelo Las Palmas. “Fomos procurado pelo pessoal do Atlético e estamos conversando, no entanto, nada ainda está acertado. Pelos primeiros contatos, as coisas estão muito bem encaminhadas. Com certeza, Baiano ficaria feliz em jogar no Atlético, que está entre as equipes de ponta do futebol brasileiro e tem tradição em campeonatos nacionais", declarou Tadeu Oliveira.
Dermival Almeida Lima, o Baiano, que também atua como volante, tem mais três anos de contrato com o Las Palmas e mais um opcional. Ele nasceu em Capim Grosso, na Bahia, mas iniciou a carreira no Santos, que depois o emprestou ao Vitória, da Bahia, e à Matonense, do interior de São Paulo. O lateral-direito foi campeão pré-olímpico com a Seleção Brasileira e, no ano passado, participou das Olimpíadas de Sydney, quando o time brasileiro foi eliminado pela seleção de Camarões na segunda fase da competição. No ano passado, ele disputou a Copa João Havelange pelo Santos.
A diretoria do Atlético continua em busca dos quatro reforços pedidos pelo técnico Levir Culpi: dois zagueiros e dois laterais, um para cada setor. Contatos vêm sendo mantidos diariamente com empresários, dirigentes e procuradores de jogadores. A diretoria tentou trazer a volta do zagueiro argentino Carlos Alberto Galván, mas ele tem contrato com o Santos até 31 de dezembro. Além disso, seu salário está bem acima do que a diretoria do Atlético pretende pagar. Odvan e Márcio Santos também fazem parte da lista.
Fora da relação dos jogadores que vão disputar o Campeonato Brasileiro, o goleiro Kléber pode ser transferir para o Sport. O empresário Roberto Tibúrcio está intermediando a sua transferência para o clube pernambucano. Na segunda-feira, ele terá uma reunião com o presidente do Sport, Otávio Coutinho.