Filadélfia (EUA) - - Shaquille O'Neal marcou 29 pontos e Kobe Bryant mais 26 levando o Los Angeles Lakers ao bicampeonato da NBA. As duas estrelas do time do Lakers ofuscaram os 37 pontos de Allen Iversona na vitória do time californiano sobre o Philadelphia 76ers por 108 a 96, na Filadélfia, na sexta-feira.
Os Lakers conseguiram fazer 4 a 1 na série de melhor de sete jogos na final da NBA.
``É parte de um sonho que se realiza'', disse O'Neal. ``Sempre soube que a gente podia''.
O'Neal, que também teve ainda cinco tocos e pegou 13 rebotes, foi escolhido o jogador mais valioso das finais pelo segundo ano consecutivo.
``O primeiro campeonato é sempre muito especial porque você está provando às pessoas que você pode fazer. O segundo título prova que não foi por acaso. Ganhar o bicampeonato em anos consecutivos é realmente ótimo'', disse Bryant, que pegou 12 rebotes e teve seis assistências.
O pivô congolês do 76ers Dikembe Mutombo, o melhor jogador de defesa do ano, que teve a dura missão de tentar parar Shaq, elogiou O'Neal e disse: ``Você foi ótimo, Shaq. Não pude parar você. Parabéns, meu caro''.
``Ano passado foi o primeiro e o melhor, mas você valorizou o espetáculo. Você foi duro, também ótimo'', agradeceu Shaq, que também foi o melhor jogador das finais do ano passado contra o Indiana Pacers.
``Shaq foi dominante'', elogiou o técnico do Lakers, Phil Jackson. ``Ele foi o cara que foi o motor e a pilha do nosso time'', completou Jackson.
Jackson se tornou o técnico que mais ganhou títulos em finais da NBA, oito vezes -- seis ao lado de Michael Jordan no Chicago Bulls e agora dois com o Los Angeles -- e segue os passos de Red Auerbach, do Celtics.
O Lakers já ganhou 13 títulos da NBA, incluindo cinco de quando o time era de Minneapolis. Somente o Boston Celtics conquistou mais: 16.
O jogo de sexta-feira foi a primeira final do 76ers desde 1983, quando venceram o mesmo Lakers por 4 a 0.