São Paulo – A Roma conquistou neste domingo o título da edição 2000/01 do Campeonato Italiano, o terceiro de sua história ao bater o Parma por 3 a 1. Para chegar à conquista, a equipe vermelha da capital contou com cinco jogadores do Brasil: Cafu, Aldair, Antônio Carlos, Émerson e Marcos Assunção. Saiu de uma fila que já durava desde 1985 quando, comandado por Falcão, levantara a taça pela última vez.
A conquista deste ano foi manchada pelo comportamento da torcida. Aos 39min do segundo tempo, centenas de torcedores romanos invadiram o gramado para comemorar a vitória e tentar levar souvenirs dos jogadores. Alguns atletas chegaram a ficar apenas de cueca em campo. Depois do tumulto, a partida foi retomada e chegou ao final.
O comportamento dos torcedores, no entanto, deve render uma punição para a Roma. O time provavelmente será multado pela Federação Italiana de Futebol e ainda poderá perder o mando de campo por algumas partidas no início do campeonato do ano que vem.
Não foi a única invasão do dia. Em Turim, os torcedores da Juventus também entraram em campo e enfrentaram a polícia na partida contra a Atalanta. A equipe tinha chances de ser campeã, mas precisava da derrota da Roma. A Juve acabou vencendo seu jogo por 2 a 1 e ficou com o vice-campeonato.
O mais brasileiro dos times italianos liderou a maior parte do campeonato e havia deixado escapar a chance de liquidar a fatura com uma rodada de antecipação depois de empatar com o Napoli, de Edmundo, em Nápoles, na semana passada.
Neste domingo, com o estádio lotado e 13 torcedores presos antes da partida por tentarem entrar sem ingressos, a Roma, do técnico Fábio Capello, partiu para o ataque desde o início não dando qualquer chance ao Parma, que só cumpria tabela.
Totti, aos 19min, abriu o marcador e deixou o campo para comemorar o gol no setor sul do estádio, justamente onde assistiu quando criança a Roma pela primeira vez e se tornou um torcedor do time. Aos 39min, Montella ampliou a vantagem. No segundo tempo, com a folga no placar, os romanos só administraram o resultado e ainda chegaram ao terceiro gol com o argentino Gabriel Batistuta aos 33min. Quatro minutos depois, De Vaio marcou para Parma.