São Paulo - O Vasco bateu o Ribeirão Preto por 86 a 84 nesta segunda-feira, no Ginásio do Tijuca, pelas finais do Campeonato Nacional. Agora, a equipe carioca precisa de apenas mais uma vitória para conquistar o bicampeonato.
A próxima partida será na quarta-feira, novamente no Rio de Janeiro. Na primeira, em Ribeirão Preto (SP), os vascaínos levaram a melhor.
Mais uma vez, Helinho foi o destaque do Vasco ao marcar 24 pontos. Pelo time paulista, o maior pontuador foi Renato, com 23.
O técnico Lula Pereira, da equipe do interior paulista reclamou muito da arbitragem de Geraldo Fontana (SP) e Cristiano Maranho (PR). No último quarto, ele pediu tempo e ficou encarando os juízes.
Os vascaínos alternaram grandes diferenças no placar com vacilos, que permitiram o Ribeirão encostar. O primeiro quarto terminou 26 a 19 para os cariocas. A diferença manteve-se a praticamente a mesma até o final do primeiro tempo (51 a 45).
No terceiro quarto, o Vasco apertou mais na marcação e foi para os últimos 10 minutos com 12 pontos de diferença. (74 a 66). O Ribeirão encostou no placar e chegou a ficar apenas um ponto atrás. Mas um lance livre convertido por Helinho garantiu a diferença no final.