Rio - Depois de 138 dias e 262 jogos, começa a decisão do 12º Campeonato Nacional masculino de basquete. Ribeirão Preto/COC e Vasco da Gama disputam nesta sexta-feira às 20h30, no ginásio Cava do Bosque, a primeira partida do playoff final (melhor de cinco jogos).
Na semifinal, o Ribeirão Preto derrotou o Botafogo por 3 a 2, enquanto o Vasco venceu o Franca/Marathon por 3 a 1. O clube carioca entra em quadra em busca do bicampeonato, e a equipe paulista tenta o título inédito. Na história do Nacional, de 1990 a 2001, os dois times se enfrentaram oito vezes, com quatro vitórias para cada um.
Curiosamente, esta também é a primeira vez, desde 1990, que jogadores estrangeiros ficam de fora de uma final de Nacional.
“Estamos confiantes, motivados e muito unidos para essa final. Vasco e Ribeirão foram as equipes que apresentaram melhor estrutura de jogo durante a competição. Com certeza o público verá excelentes partidas. São times que jogam dentro de um moderno e disciplinado esquema tático, baseado em uma defesa forte e um consistente contra-ataque”, analisou o técnico Hélio Rubens Garcia, técnico do Vasco.
“Estamos nos organizando taticamente para essa final. O Vasco tem características diferentes do Botafogo, com quem fizemos cinco difíceis partidas. A equipe de Hélio Rubens tem um jogo mais tático e padronizado, armado por um excelente elenco. Temos que quebrar o estilo de jogos deles, para que não tomem conta da partida. Para isso, temos que dificultar o nascimento das jogadas marcando forte, especialmente o Helinho e o Demétrius, além de contra atacar com velocidade”, declarou o técnico Lula Ferreira, do COC/Ribeirão Preto.