Belo Horizonte - O técnico Paulo César Carpegiani confirmou na terça-feira que irá adotar o esquema 3-5-2 na Copa dos Campeões, competição que para o Cruzeiro começa no sábado contra o São Raimundo (AM), em João Pessoa, na Paraíba. Mesmo com a presença já garantida do zagueiro Cris, liberado da Seleção Brasileira pela CBF - ele foi convocado para a partida do Brasil contra o Uruguai dia 1º de julho, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo -, o treinador quer um time “seguro e defensivo".
Carpegiani não quer arriscar, pois ainda não sabe se poderá contar com Cris na segunda partida contra o São Raimundo, na quarta-feira. No comunicado da CBF, o jogador será liberado na sexta-feira, devendo retornar à concentração da Seleção, em Teresópolis (RJ), no domingo. O Cruzeiro tentará manter o zagueiro em Belo Horizonte ou conseguir outra licença.
“Uso este sistema de acordo com o time que tenho. Como tenho dificuldades de armar a defesa, já que dois jogadores estão hoje na Seleção, posso usar sim o 3-5-2, pois preciso de uma equipe segura", comenta.
O esquema 3-5-2 não é uma novidade no Cruzeiro. Em 98, o então técnico Levir Culpi adotou a formação com três zagueiros no Campeonato Brasileiro. Mas, depois de um início ruim, com derrotas em seqüência, acabou retornando ao tradicional 4-4-2 e chegou às finais - perdeu o título para o Corinthians.