Rio - Dois especialistas em saibro decidirão uma das vagas na final do Torneio de Den Bosch, na Holanda. O argentino Guillermo Cañas, 61º colocado do ranking de entradas, e o espanhol Tommy Robredo, 69º, se classificaram nesta sexta-feira para as semifinais da competição, que é disputada em quadras de grama.
Ambos derrotaram seus adversários nas quartas-de-final pelo mesmo placar: 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4. Canãs eliminou o belga Xavier Malisse, 56º do ranking; e Robredo passou pelo holandês Sjeng Schalken, número 28 da lista.
Cañas tem 23 anos e conquistou este ano seu primeiro título do ATP Tour. Foi em Casablanca, no Marrocos, em competição disputada no saibro: o argentino derrotou na final justamente Tommy Robredo. Dos dez torneios que Cañas disputou este ano, oito foram em piso lento e dois em quadras rápidas.
Robredo tem 19 anos e ainda não venceu uma competição do ATP Tour. Sua estratégia para esta temporada foi semelhante à de seu adversário deste sábado: oito dos dez campeonatos que o espanhol jogou este ano foram em quadra de saibro. Robredo participa em Den Bosch de sua primeira competição do ATP Tour disputada em quadras de grama.
O Torneio de Den Bosch tem premiação de US$ 400 mil e dá ao vencedor 35 pontos na Corrida dos Campeões e 175 no ranking de entradas.