Berlim - Um cientista alemão disse na sexta-feira que mostrou uma ligação entre suplementos alimentares e presença comprovada do esteróide anabolizante nandrolona, o que possivelmente explica uma onda recente de incidentes de doping.
O estudo de Wilhelm Schaenzer, do Instituto de Bioquímica da Universidade Alemã de Esportes, em Colônia, relaciona ingredientes de alguns suplementos populares à substância proibida mundialmente, a nandrolona, que fortalece os músculos e ossos.
``Estamos basicamente advertindo os atletas de que essas substâncias podem levar a testes positivos'', disse Schaenzer à Reuters na sexta-feira.
O esporte europeu vem sendo atingido por vários incidentes de presença de nandrolona nos exames de atletas, incluindo os jogadores de futebol holandeses Frank De Boer e Edgar Davids, o português Fernando Couto e os medalhistas olímpicos Linford Christie e Dieter Baumann.
Todos os atletas alegaram inocência, afirmando que a nandrolona poderia estar presente apenas em suplementos alimentares considerados legais.
Schaenzer disse que seu estudo não prova a inocência de todos que apresentaram resultado positivo no exame, afirmando que ele apenas contextualiza melhor a onda de resultados positivos e dá um alerta aos esportistas.
``Cada caso precisa ser avaliado por seus próprios méritos, porque não dá para dizer a diferença entre doping e contaminação por esses suplementos'', disse o cientista.