Belo Horizonte - O técnico Lula Pereira, finalmente, retornou a Belo Horizonte, na tarde de sexta-feira, mas a sua permanência no comando da equipe do América ainda não está confirmada. O treinador se reuniu durante toda a tarde com a diretoria americana reivindicando um reajuste salarial para dirigir o time no Campeonato Brasileiro.
“Quando fui contratado, ficou acertado verbalmente que, dentro de 90 dias, haveria uma revisão do contrato", explica Lula Pereira. “O Campeonato Mineiro não era rentável e foi prometido um reajuste para o segundo semestre, quando o time disputaria o Brasileiro."
A diretoria do América reconhece essa promessa de reajuste e está discutindo os valores com o treinador e seu procurador, Adãozinho. “Estamos bem próximos de um acordo", garante Caio Salum, que participou da reunião de ontem com Marcus Salum, presidente do Conselho Deliberativo, e Ângelo Pimentel, diretor de Futebol. Nenhum deles participou da contratação do treinador, em março.
Um novo encontro entre dirigentes e o técnico Lula Pereira irá acontecer neste sábado pela manhã, quando a situação deverá ser definida. O treinador desembarcou no Aeroporto da Pampulha às 13h30 de sexta e seguiu direto para o hotel onde mora. Caio Salum o apanhou para a reunião na Construtora Salum, onde ficaram até por volta das 19 horas.
O treinador garantiu a Caio Salum que não tem nenhuma proposta oficial de outra equipe e que pretende dirigir o América no Campeonato Brasileiro. “O projeto do clube bate com o que eu penso, que é brigar pela classificação", comenta Lula Pereira. Clubes como Corinthians, Vitória da Bahia, Juventude, Botafogo de Ribeirão Preto e Sport de Recife teriam manifestado interesse na contratação do treinador do América.
Somente após a definição da situação do técnico, a diretoria irá cuidar de outros assuntos, como a contratação de um novo preparador físico, a chegada de reforços, entre eles o atacante Somália, e a renovação do contrato de Fabrício. Os jogadores também estão na expectativa da permanência de Lula Pereira. Na sexta, no Centro de Treinamentos, todos perguntavam pelo treinador.
Neste sábado pela manhã, haverá mais atividade no CT, sob o comando do preparador físico Márcio Ribeiro. A viagem para Itaúna será neste domingo, às 16 horas, com saída do Centro de Treinamentos. O atacante Reinaldo, operado no joelho, em novembro passado, está liberado para os treinos normais e poderá ser aproveitado no segundo semestre. O volante Cadu também acertou seu empréstimo ao América até o final do ano. Seu passe pertence ao Guarani, de Venâncio Aires.