Rio - Quem disse que o Botafogo anda em baixa no mercado do futebol internacional está enganado. Nesta segunda, o clube recebeu uma proposta para realizar sua fase de preparação visando ao Campeonato Brasileiro, no México. A excursão incluirá quatro amistosos, que renderão cerca de US$ 100 mil aos cofres alvinegros.
O mexicano Guillermo Lara, vice-presidente da Footsoccer International, empresa habituada a organizar torneios, esteve segunda no Caio Martins formalizando o convite. Segundo ele, faltam apenas alguns detalhes para o acerto. “Diria que há 90% de chances. Está tudo muito bem encaminhado”, disse Guillermo, afirmando que o Botafogo terá todas as despesas pagas.
Os quatro amistosos que a equipe deverá realizar já têm data, local e adversário definidos: dia 7 de julho, contra o Puma, na Cidade do México; 12, contra o Tecos, em Guadalajara; 14, contra o La Piedad, em La Piedad; e 17 ou 18, contra o Cruz Azul, na Califórnia (EUA).
Com isso, toda a programação que havia sido estabelecida pela nova comissão técnica deverá sofrer algumas alterações. A fase de preparação numa cidade próxima ao Rio, por exemplo, deveria acontecer entre os dias 9 e 18. “Tudo isso será avaliado nesses dias. Pelo menos, está dentro do mesmo período em que havíamos delimitado. Se for confirmada a viagem, teremos que antecipar o trabalho. Podemos intensificar os treinos até em dois períodos”, disse o auxiliar técnico Renê Weber. “Além de podermos fazer quatro jogos de bom nível, na volta ao Brasil ainda teríamos mais 12 dias até a nossa estréia no Brasileiro”.