Santos - Nos últimos seis meses, Preto fugiu da Imprensa. Não deu entrevistas e apenas treinou. Suspenso por 180 dias por ter alterado a idade em seus documentos, o zagueiro tinha nos treinamentos o único contato com a bola. Se empenhou tanto que causou espanto entre integrantes da diretoria. "Quando entrar no time, não vai sair mais", admirou-se o gerente de futebol, Luiz Henrique de Menezes.
A hora do reconhecimento chegou. Livre da suspensão que o atormentou, o jogador passou de banido a titular da zaga alvinegra que vai disputar o Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Geninho. E ele está tão contente que quer esquecer o apelido nada agradável de "Gato Preto".
Agora, é o zagueiro-caçador da defesa santista. "Com o Preto no time, eu ganho um atleta de velocidade na zaga. Coloco dois mais pesados para marcar os atacantes do adversário e deixo o Preto livre, na sobra, fazendo o papel de zagueiro-caçador", explica Geninho, colocando o ex-banido como peça importante na volta do esquema tático com três zagueiros.
Aos 23 anos, Preto encara o Brasileirão como um recomeço depois de tantos problemas. Foi até mesmo indiciado por falsidade ideológica no Maranhão. E para mostrar a vontade de jogar, assume o papel oferecido pelo treinador. "É isso aí. Vou caçar todo mundo mesmo", declara o novo caçador do Santos.
E o técnico do Peixe aposta muito mesmo na volta de Preto. Tanto assim que confia nele a saída de bola a partir da defesa. Uma grande responsabilidade, considerando que esse foi um dos pontos fracos da equipe no primeiro semestre.
E no meio campo, não haverá mais a presença do volante Rincón como referência. "Ele tem muita qualidade para sair jogando", elogia o comandante Geninho.
O comandado agradece e não vê a hora de chegar o dia 2 de agosto. Nesta data, o Santos estréia no Brasileirão, na Vila Belmiro, contra o Santa Cruz. Preto não joga uma partida de futebol desde novembro do ano passado. "Quero esquecer tudo o que aconteceu nesses dias. Estava muito ansioso para que a suspensão acabasse logo. Essa história de Gato Preto acabou. Para mim, agora é vida nova", festeja o novo reforço do clube da Baixada.