Rio - Venus Williams está a uma partida do bicampeonato do Torneio de Wimbledon. A americana venceu nesta quinta-feira sua compatriota Lindsay Davenport, número 3 do mundo e campeã no All England Lawn Tennis & Croquet Club em 1999, por 2 sets a 1 (6/2, 6/7 (1/7), 6/1), em uma hora e 41 minutos -- Venus ganhara de Davenport na final do ano passado.
A vice-líder do ranking mundial decidirá o título neste sábado contra a belga Justine Henin, que venceu a americana Jennifer Capriati, por 2 a 1 (2/6, 6/4, 6/2), em uma hora e 29 minutos. A número nove do mundo conquistou pela primeira vez a chance de disputar a final de uma competição de Grand Slam, obteve sua 11ª vitória seguida na grama e acabou com uma invencibilidade de 19 jogos de Capriati em torneios de Grand Slam -- Capriati vencera neste ano o Aberto da Austrália e o Aberto da França.
Com a desvantagem de uma quebra de serviço e de 5 a 2 no placar, Davenport tinha que confirmar o serviço para continuar viva no primeiro set. Mas Venus estava melhor e fez 40 a 15. A campeã de 1999 salvou os dois set points e a número 2 do mundo ainda desperdiçou outra chance de fechar o set ao devolver para fora um saque. Na seqüência, Davenport cometeu um erro e no ponto seguinte Venus não jogou fora a quarta oportunidade de vencer o set, acertando um voleio numa subida à rede: 6 a 2, em 25 minutos.
Davenport não conseguia dominar os pontos, que quase sempre acabavam com um winner de Venus. A atual campeã de Wimbledon obteve nova chance de quebrar o serviço da adversária com uma dupla falta de Davenport no quarto game. Com um voleio preciso, Venus fez 3 a 1 e aumentou para 4 a 1 ao confirmar seu saque no quinto game.
A terceira colocada do ranking conseguiu se recuperar ao quebrar o serviço de Venus no sétimo game, diminuindo para 4 a 3 e empatando em 4 a 4 na seqüência. Davenport desperdiçou um break point no nono game ao jogar a bola para fora e Venus acabou conseguindo manter seu saque, fazendo 5 a 4. Davenport perdeu uma chance de fechar o décimo game, teve de salvar um match point e acabou conseguindo empatar em 5 a 5 com um winner.
No 12º game, Davenport desperdiçou três oportunidades para fazer 6 a 6, mas acabou igualando o marcador graças a uma bola para fora de Venus. A atual campeã jogou muito mal no tie-break, cometendo erros não-forçados -- o último deles foi a dupla falta que deu a vitória por 7 a 1 para Davenport, que venceu o set por 7 a 6, em 51 minutos.
Mas Venus parou de errar, enquanto Davenport perdeu a precisão dos pontos decisivos do segundo set -- e por isso teve o serviço quebrado no primeiro e no terceiro game do set decisivo. A número três do mundo voltou a acertar no quarto game, devolvendo uma das quebras e diminuindo para 3 a 1 a vantagem da adversária. Porém, ela não conseguiu controlar sua irregularidade e novamente perdeu o serviço.
No sétimo game, Venus conseguiu seu segundo match point ao virar o placar após estar perdendo por 40 a 15. Com um voleio perfeito, ela quebrou o serviço de Davenport outra vez, fazendo 6 a 1, em 25 minutos, e garantindo sua vaga na decisão.