Buenos Aires - O Comitê Executivo da Fifa aprovou "por unanimidade" nesta quinta-feira, em Buenos Aires, o novo sistema de transferência de jogadores, que entrará em vigor até o dia 1º de setembro, anunciou o presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter.
Em uma entrevista à imprensa, depois de três horas e meia de reunião, Blatter disse que "a decisão foi tomada após receber recomendações e sofrer emendas", com "o firme apoio da União Européia de Futebol (Uefa)".
"Pela primeira vez haverá proteção para a juventude, para que permaneça com sua família, em seu país. Há muitos casos de jovens da Ásia, África e América nesta situação", destacou.
Michel Zen-Ruffinen, secretário-geral da Fifa, informou que o novo sistema de passe dos jogadores, que "a prática dirá se é bom", será recomendado para os contratos novos, depois que cada federação receba todas informações necessárias.
Blatter também anunciou que o Comitê determinou que "as finanças da instituição estão saneadas" e garantiu que "os 51 milhões de dólares de déficit" devido a falência da empresa associada de marketing ISL "será concertado".
"Me comprometo a garantir que não haverá saldo vermelho ao término do exercício orçamentário que começou em 1999 e acabará em 2002", disse o dirigente.
Sobre a possibilidade de se candidatar à reeleição, Blatter disse esperar que Deus lhe dê vida e saúde, acrescentando em seguida que uma decisão dessas parte das "federações nacionais".